RECEITA: Brigadeiro de Biomassa de Banana Verde
Chef Iracema Bertoco, professora dos cursos de gastronomia do Centro Europeu (www.centroeuropeu.com.br)
![]() |
Brigadeiro e redução de peso? É possível (Fotos: Divulgação) |
Biomassa de Banana Verde
Ingredientes:
· 4 Bananas bem verdes de qualquer variedade
· Água
Modo de preparo:
Lavar bem as bananas com esponja e detergente, cortar as pontas sem deixar aparecer a polpa. Em seguida levar em uma panela de pressão com água fervendo, suficiente para cobrir as bananas. Contar 10 minutos a partir do início da pressão da panela. Deixar o ar sair e a panela perder a pressão sozinha. Separar as cascas das polpas e levar apenas as polpas bem quentes para processar até que fique uma massa homogênea. Para ajudar processar pode-se utilizar água desde que seja bem quente. Rendimento: +ou- 100g
Obs: Nunca utilizar a água do cozimento das bananas para misturar à polpa, pois ela contém tanino que escurece a massa.
LEITE CONDENSADO DIET
Ingredientes
· 400g de leite em pó desnatado
· 150 ml de água fervente
· 10 g de sucralose
· 60 g de manteiga
Preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador e reservar
Brigadeiro
Rendimento: 40 brigadeiros com apenas 40 calorias cada
Custo da receita: 15 reais
Tempo de preparo: 30 minutos
Ingredientes
· 1 receita do de leite condensado diet caseiro
· 100g de biomassa de banana verde
· 80 g de cacau em pó
· 100g de chocolate diet picado
· 150g de chocolate diet ralado (usar no lugar do granulado)
Preparo: Colocar os quatro primeiros ingredientes em uma panela e levar ao fogo brando mexendo sempre até atingir ponto de brigadeiro comum. Deixar esfriar, enrolar e passar no chocolate diet ralado.
Brigadeiro funcional promete reduzir peso
O senso comum de que tudo que é bom engorda ou faz mal, acaba de cair por terra com a nova forma de se consumir banana. A biomassa preparada a partir da banana verde constrói prebióticos, componente famoso por ajudar o intestino trabalhar corretamente, pois contém um amido resistente, fonte de energia que funciona como alimento para as bactérias intestinais benéficas.
![]() |
Chef Iracema |
Desta maneira, ocorre uma manutenção perfeita da integridade da mucosa do intestino, que é responsável pela absorção adequada dos nutrientes e pela barreira da entrada de substâncias maléficas. Quando verde, a banana apresenta, ainda, baixa concentração de frutose, mas preserva seus sais minerais e vitaminas, o que ajuda as pessoas que querem manter a forma — pois o amido resistente dificulta a absorção de gorduras — e pode ser facilmente aplicada em receitas. Além de ser saborosa, a banana verde ainda pode ajudar na redução de peso e do colesterol, e controlar a quantidade de açúcar no sangue (glicemia).
Pensando em todas essas vantagens, a chef curitibana Iracema Bertoco, professora dos cursos de gastronomia do Centro Europeu, uma das principais instituições de ensino do mundo, se dedicou aos estudos e criou receitas especiais, entre elas um saboroso brigadeiro, utilizando biomassa de banana verde. Apaixonada pela gastronomia funcional, uma das principais e mais atuais formas de abordagens da nutrição, Iracema acredita que comer, além de nutrir, é um ato de prazer.
“Transformar o brigadeiro, símbolo de quilos a mais em um doce saudável para se comer sem culpa foi um desafio, pois ele tem uma referência de sabor e textura. Mas depois de muitos testes consegui um resultado que surpreende os apaixonados pelo doce, e a maioria das pessoas que prova diz que é melhor que o tradicional”, orgulha-se a chef.
Para completar a receita do brigadeiro saudável, Iracema usa leite condensado diet caseiro feito sem açúcar, à base de leite em pó, sucralose (adoçante derivado da cana-de-açúcar), manteiga, cacau em pó e raspas de chocolate diet. “O brigadeiro de banana verde se transformou em um grande sucesso na cidade de Curitiba. Não conheço ninguém que tenha experimentado e não tenha gostado”, comemora a profissional.
Por não ter cheiro e nem gosto de banana, a biomassa é muito versátil e pode ser utilizada em vários outros preparos. A chef Iracema Bertoco costuma utilizar a técnica para a produção de nhoque (substituindo a batata), bolos, cupcakes, pães, sopas, feijoada, purês e sucos. “Desta forma os impactos das gorduras e açúcares são minimizados no organismo ao saborear receitas deliciosas”, completa.
Benefícios da biomassa de banana verde:
· Acelera o trânsito intestinal;
· Reduz o tempo de exposição de toxinas na mucosa do intestino;
· Controla o diabetes. As fibras promovem uma lenta entrada dos açúcares no intestino, reduzindo as taxas de glicemia, especialmente após as refeições;
· Reduz o colesterol e triglicerídeos quando consumida regularmente;
· Prolonga a sensação de saciedade e diminui a absorção de gorduras pelo organismo, ajudando em dietas de emagrecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário